Meditação

 

A meditação é uma prática oriental que consiste, basicamente, num conjunto de técnicas para que você consiga esvaziar a mente, aumentar os seus níveis de concentração e manter a atenção no momento presente.

 No entanto, por estar presente em diversas culturas, é difícil responder com exatidão o que é a meditação. Afinal, enquanto alguns povos procuram estados elevados de consciência, outros usam a prática apenas para relaxar. Contudo, a grande maioria das pessoas concorda que a meditação ajuda-nos a desligar do mundo exterior, livre de julgamentos e a nos conectar com o que realmente importa, o que acontece no “aqui e no agora”.

 O que acontece com o corpo quando meditamos?

 Ao meditar, nosso corpo atinge um estado de relaxamento e autocontemplação a que não estamos acostumados. Assim, algumas sensações acabam por ser novidade e podem causar estranheza.

 O que se deve pensar na meditação?

 Pensar nos problemas – ou no alívio deles – enquanto medita vai distrair a mente, fazendo com que alguns sintomas físicos e psicológicos retornem naquele momento. Então, tente focar que, a real razão de estar ali, é unicamente o seu reencontro íntimo e pessoal.

 TIPOS DE MEDITAÇÃO

 Como já foi dito, a meditação é praticada em diversas culturas. Dessa forma, é comum que cada uma delas ela apresente certas peculiaridades. Assim, continue a ler para conhecer algumas das práticas mais comuns.

 Meditação cristã

 Neste tipo a ideia é meditar sobre a palavra de Deus. Isso pode ser feito por meio da repetição de textos e frases sagradas, da leitura e interpretação da Bíblia Sagrada e de maneira silenciosa, focando a mente numa conexão com Deus.

 Meditação Hindu

 Esse é um dos estilos mais difundidos pelo mundo e muito associado às práticas de Yoga. Nele, pode-se usar a repetição do mantra OM, a fim de que a vibração do som induza um estado de relaxamento meditativo, além de outros mantras, como rama, yam e on mani padme hum. Também podem ser usados sons, como no caso da transcendental.

 Meditação budista

Esse tipo de prática busca a compreensão da vida, purificação e concentração. Dentre as maneiras de realizar a meditação budista, pode-se usar o Zazen, em que o praticante se senta em posição de lótus e mantém o foco na própria respiração. O Vipassana, que tem o foco em manter a atenção total do próprio corpo e todas as suas sensações e a atenção plena, ou Mindfullness, que procura esvaziar a mente e manter a atenção total no momento presente.

Meditação chinesa

O estilo chinês tem como principal característica a transformação da energia. A ideia é que ela circule pelo corpo, garantindo força e vitalidade. O tai chi chuan, por exemplo, é uma arte marcial pautada na meditação, com uso de movimentos lentos e introspectivos.

  

Tarologa Alma

A Equipa Consulte o Tarot

www.consulteotarot.com

Consulte o Tarot utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »