Olá, meu nome é Iris, sou Taróloga e Terapeuta, com várias formações na área da Psicoterapia e venho dar a conhecer um pouco mais sobre este tema, de forma bastante simples e sucinta.
Vou explicar o que é o “Tarot Terapêutico” de acordo com Veet Pramad um dos meus mentores e formadores em Tarot.
USO TERAPÊUTICO DO TAROT E SUA ESTRUTURA
Atualmente o Tarot é usado a partir de duas visões radicalmente diferentes e excludentes que são a divinatório/futurológico e a de autoconhecimento/terapêutico. Enquanto o Tarot divinatório pretende conhecer o futuro, o Tarot de autoconhecimento procura a transformação do ser humano.
O Tarot Terapêutico tem como objetivo sintonizar o individuo com a sua essência e identificar e ajudar a resolver bloqueios, medos e padrões de comportamento que dificultam sua realização plena. Para o Tarot Terapêutico o centro não está nos fatos e circunstâncias, mas sim no individuo que as vive.
DIFERENÇAS ENTRE O TAROT DIVINATÓRIO E TERAPÊUTICO?
As visões divinatórias e terapêuticas diferenciam-se, segundo Veet, em três questões fundamentais que devem ficar bem claras:
A Questão do Destino: Para quem faz futurologia, o Tarot é um intermediário entre o Todo-Poderoso destino e os simples mortais, reduzidos assim a meros espectadores de suas próprias vidas. Para o Tarot Terapêutico somos os “cozinheiros” de nosso destino, continuamente o estamos a criar e a mudar a partir de nossas escolhas. O Tarot usado desta forma pode mudar o destino, pois ajuda a tomar consciência do que realmente está a atrapalhar a realização e mostra as atitudes necessárias para nos libertarmos e evoluirmos.
A Questão da Responsabilidade: Para o Tarot divinatório o ser humano é um perfeito irresponsável. Que responsabilidade pode ter alguém cuja vida está amarrada ao destino, até o ponto de poder conhecer seu futuro? Liberdade e responsabilidade caminham juntas. Se insistirmos em mostrar para nossos Consultes que suas vidas são o produto de estranhas e imprevisíveis forças como sorte, azar, vontade divina, estamos degradando seres humanos para a categoria de escravos que nunca poderão libertar-se por si mesmos. Segundo a visão terapêutica somos totalmente responsáveis pela vida que levamos. Segundo esta visão, devemos parar de colocar a responsabilidade de nossa situação, nos outros. Seja ele companheiro(a), nos pais, no chefe, no governo, no destino.
A Questão do Bem e do Mal: O bem e o mal não são verdades absolutas. O que é bom para uma pessoa hoje, pode não o ser amanhã. O que é bom para mim, pode não o ser para você. Quem pretende ajudar a curar a alma não pode trabalhar com verdades absolutas ou doutrinas. No entanto deve-se considerar que existe um aspeto nosso, particularmente íntimo que ainda não foi atingido pelas manipulações e chantagens da programação familiar, onde repousa a essência do ser humano, o Ser Superior ou Supraconsciência pode ajudar-nos muito no nosso trabalho. Estas considerações são alheias ao Tarot divinatório.
O TAROT TERAPÊUTICO PARTE DE 5 PRINCÍPIOS:
1. Nossas vidas não são produto das circunstâncias, mas sim de nossas decisões. Somos plenamente responsáveis pela vida que temos.
2. Tomamos nossas decisões a partir de nossas crenças e padrões de comportamento neles enraizados. Construímos nossa vida a partir das nossas crenças.
3. O principal obstáculo, somos nós mesmos, para atingir a realização. Ou seja, nossa resistência á mudança de crenças e padrões de comportamento que não funcionam.
4. Atraímos o que precisamos para crescer.
5. Cada um de nós tem o potencial necessário para se realizar em todos os aspetos da vida.
TAROT TERAPÊUTICO COMO SE COMPÕE E APLICA?
Temos três grupos de cartas:
- Os Arcanos Maiores são Arquétipos ou Ideias Universais presentes no inconsciente coletivo que mudam com a evolução da humanidade. Representam também estados de consciência e suas manifestações práticas que vão da potencialidade absoluta do Louco até a realização plena do Universo.
Com isto Veet, estabelece um paralelismo interessante entre a estrutura do Tarot e a do ser humano, facilitando a entrada em profundidade nos cantos obscuros da psique. E assim, Veet desenvolveu um novo sistema de Leitura Terapêutica a partir da tradicional Cruz Celta, pois o velho sistema de leitura, não serve para o estudo pretendido.
Uma sessão de Tarot Terapêutico não é algo muito diferente de uma consulta com um profissional da saúde. Em primeiro lugar não o visitamos porque sentimos curiosidade nem porque pretendemos conhecermos melhor. Mas sim, porque estamos doentes, porque algo incomoda e/ou nos impede de realizar nossos objetivos.
Não ficamos satisfeitos com uma receita de um analgésico para nossa dor de cabeça, nem com a promessa de sentirmos melhor tomando tal remédio. Queremos em primeiro lugar que nosso médico avalie nossos sintomas e identifique a doença. O Tarot Terapêutico, mostra várias áreas que temos dificuldades, desde o útero atá á data da consulta. Ajuda a identificar as “dores”, os traumas, os sintomas, seu tratamento e resultados obtidos.
1 – Diagnóstico.
2 – Terapêutica.
3 – Resultados.
Necessita de ajuda neste campo? Estou ao seu dispor para ajudar!
Uma vez mais, sou Iris Taróloga e pode-me consultar através do site, para esta consulta através de Tarot Terapêutico e outras.
Taróloga Iris
A Equipa Consulte o Tarot