No dia 13 de junho, comemoramos o dia de Santo António, um santo de grande importância tanto na Igreja Católica quanto na Umbanda (religião afro-brasileira).
Santo António de Pemba, como é chamado pelos umbandistas, é um santo que atua comandando os Exús. Ele possui um papel fundamental no afastamento de energias de baixos escalões. Vem para nos proteger e afastar espíritos obsessores que nos rodeiam. Também atua na proteção de nossos amigos Exús contra esses tipos de espíritos.
Ele lidera verdadeiras guerrilhas ao lado dos Exús, com o objetivo de eliminar qualquer tipo de energia que esteja bloqueando nossos caminhos, ajudando-nos a melhorar a vida cotidiana. Em correntes de Pretos-Velhos e Exús, costuma-se cantar para Santo Antônio, pedindo que ele abra portais de afastamento desses espíritos trevosos, encaminhando aqueles que desejam a luz e remetendo para outra esfera os que ainda não estão prontos.
Santo António também traz proteção, sabedoria e abundância espiritual. Enquanto na Igreja Católica costuma-se recorrer a ele em busca de casamento, na Umbanda ele é invocado para equilíbrio emocional, resolução de conflitos e abertura de caminhos.
Santo António ocupa um lugar especial na Umbanda, sendo um elo entre a tradição cristã e as raízes afro-brasileiras dessa religião. Sua presença nas giras de limpeza, nos rituais e nas oferendas demonstra o poder da sua energia espiritual e a sua capacidade de unir diferentes crenças em prol de um objetivo comum: a procura por paz, justiça, união e prosperidade.
Salve Santo António!
Taróloga Aila
🔮 A Equipa Consulte o Tarot
www.consulteotarot.com