O método dos Florais de Bach é um método complementar a qualquer terapia, sem interferir com qualquer tipo de alimentação, medicação ou suplementação que se esteja a fazer. É composto por 38 essências florais, que vão actuar nos estados emocionais e/ou mentais da pessoa tratada.
Cada vez mais as pessoas, incluindo os próprios profissionais de saúde, estão cada vez mais conscientes da ligação dos estados emocionais e mentais à saúde do corpo físico. Tanto que assim é que a própria Organização Mundial de Saúde define a mesma como sendo "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afeções e enfermidades".
Tendo isto em conta, os Florais de Bach podem certamente ajudar, lembrando que não são nem medicamento, ou "panaceia mágica" para resolver todos os problemas, mas são sem dúvida um caminho para o bem-estar pleno e recuperação de saúde!
Os Florais permitirão recuperar o equilíbrio emocional e mental da pessoa, ajudando portanto a reagir de forma mais positiva e equilibrada a emoções negativas reduzindo o impacto das mesmas não só emocional e mentalmente assim como, claro está, fisicamente.
Extremamente importante também durante o recurso à terapia de Florais, é ser paciente e estar a atento às suas reacções emocionais. Não há um floral ou uma fórmula de florais especificas para uma situação própria (rompimento amoroso, traição na relação amorosa, etc...), como as emoções de cada pessoa e a forma como cada pessoa lida com as suas emoções é complexa, o que acontece é que os florais vão desmontando as camadas emocionais, à semelhança de "descascar as camadas de uma cebola".
Enquanto a pessoa está a ser tratada com os Florais de Bach como ajuda à sua cura, é perfeitamente natural que, no início, tenha certos estados de alma, mas que esses estados alma iniciais venham a mudar no decurso da terapia. Também é natural que os efeitos variem de pessoa para pessoa, uma vez que os florais actuam de forma subtil. Assim há pessoas que sentirão os efeitos de forma mais imediata enquanto que outras sentirão de forma mais lenta e não notória, no entanto geralmente quanto mais aguda a situação, mais notório é o seu efeito, sendo também que a própria pessoa tende notar os efeitos de forma mais lenta do que os outros ao seu redor.
A função do terapeuta floral será avaliar numa fase incial as emoções que a pessoa está sentindo nessa fase da sua vida em particular e a forma como elas estão influenciando atitudes dessa pessoa, acompanhando posteriormente a evolução dessas mesmas emoções e estados de alma, (se sente alguma emoção diferente ou nova, etc...)
Não há também um tempo determinado, cada caso é um caso e cada pessoa é um universo diferente, logo a forma como a pessoa vai progressivamente respondendo ao tratamento é que vai determinar o tempo de duração.
Por último, antes de escolher esta abordagem para si mesmo(a) ou para quem lhe é mais próximo, é importante saber que deverá estar mentalmente aberto(a) e receptivo(a) e não adianta aplicar o floral "às escondidas" da pessoa tratada, pois a pessoa deverá fazê-lo com plena consciência e vontade de melhorar no nível emocional/mental e físico (se tratar de algo também a este nível)!
Adopte este recurso com Fé, plena consciência e vontade de ir rumo a uma nova qualidade de vida!
Consultora Lua
A Equipa Consulte o Tarot
www.consulteotarot.com